domingo, dezembro 17

"guerra ao terror”?

O relator da "Comissão sobre uso de países europeus para detenção e transporte de presos pela CIA", Giovanni Claudio Fava afirma que a “guerra ao terror” deflagrada pelo Ditador W Busch é uma “guerra suja”.
O relatório afirma que “com o conhecimento e aprovação dos governos” foi organizado prisões clandestinas e que os prisioneiros eram removidos de um país para outro em “vôos operados pela CIA que estiveram fora do controle das autoridades”, operações estas conhecidas como "vôos da morte".
Em entrevista a ZH ele diz que “os relatos que recebemos por parte das vítimas indicam que houve, sim, casos de tortura.”, “que as detenções ilegais de prisioneiros representam uma violação muito clara dos direitos humanos. É uma violação da Convenção de Genebra, sobretudo do artigo 3º, que diz que não é permitido transferir um prisioneiro para um país onde há possibilidade concreta de que ele seja torturado.” E não livra Condoleezza Rice, secretária de Estado americana, pois afirma que ela tinha conhecimento da operação.
Governos como Portugal, Grã-bretanha, Itália e claro, EUA sonegaram o máximo as informações para o relatório. Apenas Alemanha e Espanha entre os países investigados colaboraram com informações a Comissão.

Nenhum comentário: