quarta-feira, maio 23

Ao Iraque o que é do Iraque

Recebi da Claudia Cardoso e já assinei a seguinte petição:

Prezado(a) apoiador(a) da Avaaz,

Enquanto o derramamento de sangue aumenta, o Parlamento Iraquiano está sendo pressionado para passar uma Lei do Petróleo que pode dar um poder incrível para as companhias de petróleo estrangeiras controlarem os campos de petróleo do Iraque. Bush colocou um prazo e as grandes companhias de petróleo estão fazendo sua pressão. Porém líderes iraquianos corajosos estão resistindo - e eles precisam da nossa ajuda.

Membros do Parlamento Iraquiano - incluindo um Sunita, um Shiita e um Kurdo - vão ler a nossa petição de solidariedade para seus colegas no Parlamento Iraquiano. Muitos estão em cima do muro, com medo de ir contra a vontade do Bush. Uma mensagem do mundo pode ser justamente o incentivo que eles precisam para continuar lutando. Assine a petição hoje -- vamos levar 100.000 vozes para o Parlamento Iraquiano antes do voto:

http://www.avaaz.
org/po/iraq_oil_law

Nossa mensagem é simples: nós apoiamos o direito soberano do Iraque sobre seu próprio petróleo, ele deve ser distribuído de maneira justa para o benefício do povo do Iraque, e o Parlamento Iraquiano deve decidir isso sem interferência estrangeira.

O petróleo representa 70% do PIB do Iraque. Essa proposta de lei propõe acordos desleais beneficiando companhias de petróleo internacionais, acordos estes que não são aceitas em nenhum outro país do Oriente Médio por comprometerem os recursos do país por 20 a 30 anos.

Aqui está um recente depoimento do Chefe da Federação Iraquiana dos Sindicatos do Petróleo, Hassan Jum'a Awwad:

"O Iraque está passando por um dos momentos mais difíceis porque todos estão especulando como lucrar com suas riquezas. Todos sabem que a Lei do Petróleo não beneficia o povo iraquiano, que só serve ao Bush, seus apoiadores e as empresas multinacionais".

É um raro sinal de esperança ver iraquianos se unindo, e essa lei é ruim o suficiente para unir muitos. Eles estão pedindo a nossa ajuda, então vamos dizer a eles que o mundo os apóia no seu direito de determinar seu próprio futuro. Assine a petição para conseguirmos 100.000 vozes antes deles apresentarem a petição para o Parlamento:

http://www.avaaz.org/po/iraq_oil_law

Com esperança,

Ricken, Graziela, Tom, Paul e toda a equipe Avaaz

2 comentários:

Jens disse...

Beleza. Assino embaixo.

Jean Scharlau disse...

Também recebi e assinei.