quarta-feira, janeiro 19

História de Dick ou Uma história de amor 1


Diacomo nasceu no morro do ... . Ninguém pode crescer no morro do ... com um nome assim, por isso, já na infância virou “Dick”. Seu pai era motorista de caminhão e ganhava muito bem comparado com seus vizinhos. Levava uma vida boa até descobrirem que o patrão e a carga que ele carregava no caminhão da “empresa” não era algo que se podia considerar como um trabalho normal e legal. Seu pai foi abordado em uma blitz em pleno “trabalho” e morreu com dois tiros no peito.
Não havia um empregador legalmente constituído para pagar uma indenização e muito menos um seguro. Dick viu seu bem estar fugir como a água foge entre os dedos.
No morro do... quando um jovem precisava ou queria ganhar dinheiro, não tinha dúvida, incorporava-se ao pessoal do Cláudio da Luz, o cara que comandava o tráfico de drogas no morro. Mas Dick não iria entrar naquela vida e resolveu fazer malabarismo no sinal para conseguir uns trocados para ajudar a mãe com o sustento da casa. Por sorte era uma família pequena. Só ele, a mãe e a pequena Sheila, agora que o pai não estava mais com eles.
Um dia Dick acordou e não encontrou a mãe e a irmã em casa, apenas Tereza, uma vizinha que era grande amiga de sua mãe.
Foi entre lágrimas e soluços que soube pela amiga da mãe que ela e a irmã tinham ido – sabe-se lá para onde- para nunca mais voltar. Ele passaria a viver num barraco mais acima com a “Tia Tereza”.
Como lágrimas e soluços não resolvem nada, no terceiro dia Dick se conformou com a vida que teria de levar longe das pessoas que ele amava - e nem ao menos sabia se esse amor era recíproco, pois afinal de contas ele tinha ficado para trás -.
Logo acostumou-se com a nova rotina: de segunda a sexta acordava as seis e trinta e ia para a escola municipal, onde era servido um café da manhã e após freqüentava as aulas maçantes ministradas por uma grande maioria de professores mais maçantes ainda. Antes de ir para casa tinha o almoço que a prefeitura oferecia, não era um banquete, mas garantia o estomago até a noite. Chegava da escola e trocava o uniforme de aluno por um surrado macacão de brim, que um dia fora uma calça muito cobiçada pela sua marca mas, que agora estava muito desbotado e ficava ajudando Tia Tereza no boteco. Passava o dia a pesar feijão, arroz, ração postura ou engorda para galinhas ou porcos entre outras coisas e faxinando. O pior era as entregas que ele tinha de carregar em pesados pacotes, com coisas que ele nunca tinha provado ou tido, morro acima ou morro abaixo e quase nunca ganhar uma moeda que fosse como gorjeta pelo pesado trabalho.

Quando o boteco fechava lá pelas onze da noite ele caía em sua simples, mas confortável cama nos fundos da casa e dormia o sono dos justos. Sábado e domingo seria igual não fosse o fato de não ter escola e o turno no boteco começar as nove e terminar quase sempre de madrugada. Nas noites de sexta a domingo era o pior! O boteco da Tia Tereza virava o pagode da Tia Tereza e aí o turno não tinha hora de acabar. Enquanto houvesse alguém com sede e dinheiro o boteco não fechava as portas e ele não podia dormir.
Nos finais de semana Dick ficava torcendo para alguém beber mais do que podia suportar e puxar alguma briga. Briga quase sempre era a certeza do boteco fechar mais cedo. O pior era quando não havia as refregas e Tia Tereza se emocionava na cachaça e queria ficar com o negócio aberto até de manhã. Quando isso acontecia Dick torcia para alguém cantar Tia Tereza e arrastá-la para o quartinho dos fundos. Quando isso acontecia, ela corria todo mundo e fechava o boteco para desfrutar dos poucos minutos de prazer que ela ainda conseguia ter.
Foi nesse ambiente, em meio a sambistas, trabalhadores braçais, lavadeiras, bêbados, amantes, traficantes e toda a sorte de gente que Dick conheceu Fifa. Na verdade era Filomena, mas no morro do... ninguém crescia com o nome que havia recebido ao nascer. Os dois eram adolescentes e se enamoraram no exato momento em que se conheceram. O namoro virou coisa séria e juntos sonhavam em um dia casarem-se e levar uma vida bem legal com seus filhos em um lugar bem mais legal ainda.
Como ele não tinha condições financeiras para sustentá-la e Fifa não abria mão de terminar os estudos antes do casamento, o namoro prolongou-se por longos e apaixonados cinco anos até o dia em que ela o surpreendeu com a noticia de que estava grávida.
A primeira reação foi o desespero e depois a razão. A razão dizia-lhes que deveriam abortar. Se eles não vislumbravam a chance de viver a dois o que dirá a três? A coisa estava quase que acertada quando o amor de mãe se opôs ao acertado. Depois de muito pensar, decidiram que teriam o filho de qualquer maneira.
Dick tinha de comunicar a Tia Tereza, e eles já previam a reação enlouquecida dela, mas estavam enganados, Tia Tereza recebeu a mensagem com lágrimas de felicidade nos velhos e cansados olhos. E em vez de Tia Tereza ficar estérica ela ofereceu sociedade no boteco para o casal. As coisas iriam dar certo!
Sim! Iriam não fosse uma grande maioria de pessoas que tinham o título de eleitor, levar um certo salvador da pátria a Presidência da República naquele ano pelo voto popular. Uma Ministra da Economia apareceu na televisão e apresentou um plano mirabolante que salvaria o país e faria a vida de todos muito mais feliz.
Dick no balcão do boteco, entre o pedido de um freguês e outro ouvia as palavras daquela mulher na TV e nada conseguia entender – parece que ninguém no país conseguia entender também – e continuava a levar sua vida, com o sonho de crescer na mesma proporção em que crescia a barriga de Fifa.
Mas parece que algo não estava dando certo. Os que eram pobres continuavam pobres assim como ele também continuava na mesma. Os ricos tiveram seus revezes e os pequenos e médios poupadores foram à bancarrota. 
Tia Tereza havia colocado - como a maioria dos pequenos poupadores -tudo o que pode economizar ao longo dos anos na poupança que agora estava bloqueada para saques.
Fifa começou a ter problemas na gravidez e vivia no posto de saúde. Muitos foram os diagnósticos e muitas as frustrações com os procedimentos adotados.
Em poucos dias Fifa perdia peso como os poupadores que haviam aventurado suas economias na caderneta de poupança perdiam suas esperanças. Com o falido plano do governo os clientes ficaram sem dinheiro não só para comprar, mas também para saldar dívidas contraídas e, nessa nova realidade Tia Tereza também faliu.
Era um domingo à noite. Num domingo normal o boteco estaria cheio de gente a beber e a cantar samba e com isso o caixa recebendo na mesma aritmética algum dinheiro, mas não! O boteco estava fechado. Lá dentro só uma derrotada e envelhecida Tia Tereza e um desesperado Dick – Fifa estava sentada em uma cadeira na recepção do hospital esperando vagar um leito do serviço público de saúde -.
Acabou Dick! Foi o que Tia Tereza falou entre soluços! Não temos mais como manter o boteco aberto! Lágrimas corriam nos olhos de ambos... Tia Tereza dona do boteco virou da noite para o dia a Tia Tereza falida ex proprietária do boteco.
O antes sócio, e agora também falido Dick, deixou a tia a chorar debruçada sobre o caixa vazio e foi ter com a combalida esposa.
Ao chegar na recepção do lotado hospital viu que a cadeira antes ocupada por sua amada Fifa era agora ocupada pelo corpo de um velho que agonizava com a mão sobre o peito.
Procurou atônito no balcão da emergência informações sobre sua esposa. Soube que ela estava no terceiro andar em um quarto com mais três pacientes a espera de atendimento. Soube pela atendente que logo pela manhã ela teria um plantonista para atendê-la, mas, ele não podia ir ter com ela agora. Só amanhã no horário de visitas.
Dick, resignado ficou em pé – pois não havia acento disponível na lotada sala de espera – a esperar que a hora da visita chegasse. Seriam seis horas de espera, mas pelo menos agora ela estava em um leito e seria atendida.
Passadas duas horas, Dick não se conteve e aproveitando o descuido do segurança que foi tomar um café, penetrou na área que até então ele cuidava como um cão de guarda.
Subiu as escadas correndo nas pontas dos pés para não fazer barulho. Um pouco para não ser flagrado e um pouco para não atormentar os pacientes. Chegou no terceiro andar. Estava deserto. Total silêncio a não ser por um cadenciado gemido de dor que vinha de um dos quartos.
Não sabia de fato em que quarto estaria Fifa. Começou a procurar abrindo silenciosamente a porta de todos os quartos a sua frente. Logo a encontrou em uma cama ao pé de uma janela por onde entrava uma fraca claridade vinda da lua. A magra silhueta de sua amada esposa quase o fez chorar. Onde antes havia uma tenra e morena carne era agora localizada uma flácida e branca pele que lembrava mais um cadáver que uma pessoa doente.
Dick aproximou-se lentamente. Fifa tentou um sorriso ao ver o marido. Com muito esforço ela perguntou porque ele estava ali, o boteco devia estar cheio, ele tinha de ir ajudar Tia Tereza. Dick engoliu a vontade de cair em prantos e falou que estava tudo bem! Um amigo estava ajudando a Tia Tereza nos afazeres para que ele pudesse ir ao hospital. Não conseguiu falar a verdade para a esposa.
Súbito, Fifa contorceu-se em meio a dolorosas tossidas. Dick desesperado e sem saber o que fazer saiu corredor afora em busca de ajuda. Encontrou duas enfermeiras que lhe garantiram que já estavam indo. Ele voltou rapidamente e a encontrou em silêncio. Aproximou-se e olhou nos olhos baços de Fifa.
De-me um último beijo querido! – pediu Fifa – Não fale bobagens! –respondeu inclinando-se e beijando-a carinhosamente os secos lábios de Fifa. Um sopro quente e moribundo inflou o interior da boca de Dick. Era o último estertor de Fifa em um último beijo dado ao marido.
As enfermeiras entraram e já encontraram Fifa sem vida nos braços do marido. Com a ajuda de um familiar de outro paciente moribundo que ocupava o quarto, Fifa foi retirada dos braços de Dick e colocada em uma maca. Rapidamente ela foi levada para uma sala de cirurgia. Mesmo com todos os esforços feitos, não foi possível retirar o bebê com vida.
Dick perdera tudo em um só dia! Esposa, filho e o boteco com a promessa de uma vida melhor! Dick meio fora de sim teve de enfrentar todos os procedimentos que a morte de sua esposa e filho requisitavam. Ao amanhecer voltou derrotado ao morro do ... para dar a triste notícia a Tia Tereza.
Quando estava chegando em frente ao boteco – onde também ficava a casa deles – havia uma pequena multidão em polvorosa. Tentou entrar no boteco, mas foi barrado por um amigo que lhe disse entre lágrimas que Tia Tereza havia tirado a própria vida. Resultado do desgosto de ter perdido o negócio que sempre fora a sua vida.
Dick que estava torturado por ter de enterrar duas pessoas queridas, agora tinha mais uma perda para chorar.

continua...

2 comentários:

Mavis disse...

ai, to curiosa pelo desfecho..até agora ta um "petáculo";...só desgraça, como eu gosto!! hahaha

Bárbara disse...

Nossaaaa! Incrível esse! Cada dia que passa tu me surpreende mais! Beijos, meu lalau!