terça-feira, setembro 29

ESPERANDO A CHUVA


"A gente olha pro horizonte, vê que o céu está ficando escuro, as nuvens estão carregadas, logo um clarão no céu, é o primeiro relâmpago anunciando que a chuva vai ser daquelas. Olhamos para cima, vemos o forro todo manchada pela última chuva.
_Será que vai ser uma chuva forte? Será prolongada ou uma simples chuva de verão?
Não sabemos como vai ser, por isso pegamos uma panela e colocamos estrategicamente abaixo da mancha no teto. Se chover aqui dentro não molha o chão!
E começa a chuva. E logo começa a goteira, não há motivos para preocupação, se encher esta temos outras panelas e além do mais, sempre haverá a possibilidade de jogarmos a água fora e usarmos a mesma panela com o mesmo fim até que a chuva passe.
E assim fazemos: Vamos trocando de panelas, esvaziando umas enquanto outras vão ficando cheias até o momento que não conseguimos mais acompanhar o ritmo da chuva. Logo o chão está todo molhado, temos de suspender os tapetes do chão, arrastar os móveis para um canto...
Tão logo passa a chuva tomamos novamente a decisão de consertarmos o telhado para que aquilo nunca mais aconteça.
É mais ou menos assim que a questão da segurança publica é encarada no Brasil! Se é que ela é encarada, no mínimo se dá uma espiadinha nela por uma frestinha.
Nada ou pouco se fez para conter o avanço do narcotráfico e a escalada da violência, mas depois de assistirmos estarrecidos casos como o do menino João Hélio, aparecem de todos os lados “autoridades” indignadas e prontas para resolver o problema da goteira quando deveriam ao menos ter tentando fazer algo antes de começar a cair o primeiro pingo."

Fiz este comentário aqui no blog em 13 de fevereiro de 2007. Estamos em 2009 e nada ou quase nada mudou - para melhor é claro! para pior... -.
Mas o motivo pelo qual eu o postei novamente não é o narcotráfico mas, porque ele servir direitinho para o que está acontecendo no momento no RS.
As cidades e os desabrigados pelas chuvas- não os desta semana, mas das chuvas anteriores- ainda estão esperando o dinheiro disponibilizado pelo governo federal.
O dinheiro não veio ainda, simplesmente porque o desgoverno do estado do RS, o desgoverno da piromaniaca Yeda, não mandou o relatório - ou cronograma, sei lá o nome certo - informando onde e como irá utilizar o dinheiro.
Se fosse para comprar uma casa ou dividir entre os amigos, já tinham dado um jeito.
É... vamos esperar a próxima chuva com as nossas panelas em punho!

Nenhum comentário: